Implantação do processamento de imagens no Brasil.

Não se sabe ao certo a origem do processamento de imagens médicas no Brasil. Sabemos que existe mais de uma versão oficial sobre o surgimento da radiologia no país e que o país sempre esteve intimamente ligado com o desenvolvimento tecnológico da Radiologia.
A primeira radiografia realizada no Brasil foi em um campo de batalha durante a Guerra dos canudos em 1897, pelo professor Alfredo Brito, para localizar projeteis de arma de fogo nos combatentes. A cidade de Formiga, em Minas Gerais, recebeu o primeiro aparelho de Radiologia instalado no interior do Brasil, no final do século 19.
A ultrassonografia na medicina brasileira iniciou-se nos anos de 1970. Inicialmente o ultrassom era considerado como uma ferramenta de valor diagnóstico no acompanhamento pré-natal. Sua evolução e penetração no meio médico foram ampliadas a ponto de se constituir praticamente como uma subespecialidade no campo do diagnóstico por imagem.
O primeiro tomógrafo computadorizado foi instalado no Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo. A primeira avaliação realizada de tomografia computadorizada foi em uma mulher de 41 anos com um tumor do lobo frontal esquerdo no dia 1° de outubro de 1971.
Já o primeiro equipamento de ressonância magnética (RMN) foi instalado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, no ano de 1986.
O processamento de imagens médicas surge juntamente com as diferentes modalidades de imageamento médico, assim podemos perceber que no final do século vinte, ocorreu a implantação de alguns equipamentos para realização de exames e imageamento no Brasil. Com isso, inicia-se a história do processamento de imagens em solo brasileiro, bem como seu desenvolvimento na medicina de nosso país.

Deixe um comentário