Sistema híbrido – radioterapia e imagem por ressonância magnética

O Elekta Unity é o primeiro sistema que integra radioterapia e imageamento por ressonância magnética (RM) em um único equipamento, ou seja, é composto por um acelerador linear e um scanner de RM. O objetivo é fazer um tratamento de radioterapia personalizado. Assim, o equipamento tem a capacidade de remodelar a dose de radiação incidida no paciente com base nas mudanças diárias na forma, tamanho e posição do tumor e dos tecidos saudáveis ao redor, permitindo a entrega de uma dose precisa com visualização do tumor em tempo real.  

 A Unity traz, pela primeira vez, uma nova tecnologia que preenche uma lacuna na terapia oncológica, permitindo aos médicos ver e localizar o alvo com toda a confiança durante o tratamento e reagir de modo correspondente, adaptando a terapia a cada paciente em cada tratamento. Com isso, espera-se mais eficácia nos tratamentos, com menos efeitos colaterais. 

O Elekta Unity foi cuidadosamente projetado para tornar o tratamento o mais confortável possível para pacientes com quaisquer perfis e massa corpórea. Além do amplo tamanho e opções de posicionamento, o método empregado reduz o tempo de preparação e posicionamento do paciente. A dose de radiação é sempre deslocada para a posição-alvo diárias e é ajustada para se adaptar às estruturas anatômicas deformadas diariamente. 

Até o momento no Brasil não há esse equipamento, mas em outros países existem, aproximadamente, quinze máquinas sendo usadas clinicamente. 

Deixe um comentário