Equipamentos Híbridos: PET/RM e PET/TC

 

Um equipamento híbrido é constituído de dois equipamentos distintos e independentes, mas conectados entre si. Um deles é o equipamento PET-TC, uma combinação de Tomografia por Emissão de Posítrons (PET, Positron Emission Tomographycom Tomografia Computadorizada (TC)que permite a realização de ambas as técnicas de imagens. Já na PET-RM (Ressonância Magnética), são realizados exames de RM e PET. As aplicações de ambos são parecidas: PET fornece informações metabólicas, enquanto TC ou RM fornece o detalhamento anatômico. 

O PET-TC surgiu aproximadamente em 2001, e é um exame de diagnóstico por imagem indicado em casos suspeitos de câncer, para análise do estágio de um tumor, avaliação de eficácia de tratamento, planejamento de radioterapia, verificação dintegridade do coração após infarto e análise da função cerebral em detalhes. 

A PETRM, que surgiu aproximadamente em 2010, constitui um dos desenvolvimentos recentes mais interessantes no campo de imagens híbridas não invasivas. A combinação de modalidades de imagens anatômicas e funcionais, e o uso de diferentes radiofármacos fornecem informações distintas de grande valor. A experiência crescente com a PETRM mostra que esta modalidade de imagem tem uma boa avaliação de algumas regiões, como cérebro, cabeça e pescoço, fígado e pelve.  

Em ambos os aparelhos temos as medidas limitadas pelo fabricante. Pessoas muito obesas podem ter dificuldade de acesso ao exame, mulheres grávidas devem informar os médicos antes da realização do exame. O procedimento não é invasivo e é seguro, porém há utilização de radiação ionizante. Para realizá-lo, o paciente recebe, por via venosa, uma substância que emite baixas doses de radiação a base de glicose. Com isso, o médico consegue observar o consumo da glicose em cada parte do corpo e localizar possíveis doenças. A preparação para o exame é extremamente importante e influi diretamente no resultado. 

 Apesar de ótimas para avaliação metabólica, imagens de PET apresentam baixa resolução espacial, quando comparadas às imagens de tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Assim, fazendo ambas em um mesmo equipamento, há garantia de obter as duas informações (estrutural e funcional) exatamente da mesma região do corpo. Enquanto PET-TC fornece imagens mais rapidamente, PET-RM fornece imagens melhores de tecidos moles. Sendo assim, é preciso avaliar o custo-benefício, a disponibilidade e aplicações de cada equipamento para fazer a escolha de qual usar. 

Deixe um comentário